Saltar para o conteúdo Saltar para o menu Saltar para o rodapé

sua formação/cursos on-line

Escrever a vida na escola: nos recortes do relato de prática

Quero me inscrever!

Público-alvo

Professoras(es) do Ensino Fundamental II e Ensino Médio

Carga horária

30 horas

Certificados

30 horas

Público-alvo

Professoras(es) do Ensino Fundamental II e Ensino Médio

Carga horária

30 horas

Certificados

30 horas

Vivencie a escrita de um relato de prática, conheça a experiência de colegas de profissão e reflita sobre desafios e soluções compartilhadas no exercício da docência.

Objetivos


  • Vivenciar a escrita e reescrita de um relato de prática.
  • Compartilhar sua produção escrita com colegas.
  • Refletir sobre o papel do compartilhamento de experiências para o fazer pedagógico e a formação docente.

Programa


O curso está organizado em quatro unidades:

Unidade 1:

  • experienciar a seleção do foco da narrativa e da perspectiva de análise de práticas pedagógicas;
  • conhecer outros relatos de experiência;
  • relacionar a troca de experiência com a formação de si e de outras pessoas;
  • decidir sobre o foco, planejar, gravar e publicar um relato em áudio sobre uma experiência pedagógica.

 

Unidade 2:

  • conscientizar-se das anotações que faz no cotidiano escolar, suas funções e seus usos;
  • relacionar anotações e outros registros com o processo de escrita do relato de prática;
  • sistematizar atividades preparatórias vivenciadas na sequência didática;
  • planejar e esboçar a primeira versão do relato de prática.

 

Unidade 3:

  • identificar a reflexão e o que a sustenta em diferentes relatos de prática;
  • articular uma reflexão a partir do acontecimento narrado em áudio;
  • estudar o gênero relato de prática;
  • escrever a primeira versão do relato de prática;
  • compartilhar a reflexão que articulou e refletir sobre a experiência do processo de escrita do relato de prática.

 

Unidade 4:

  • comparar diferentes versões de um relato de prática e compreender o que melhorou;
  • analisar relatos de prática com base em parâmetros de avaliação;
  • sistematizar qualidades discursivas ( objetividade, concretude, unidade temática, questionamento) e a noção de marcas de autoria;
  • reescrever e compartilhar a segunda versão do relato de prática, ler e comentar textos de colegas;
  • conscientizar-se sobre o processo de escrita e reescrita vivenciado e sobre o potencial formativo do relato de prática.

Metodologia


O curso é autoformativo, o que significa que foi desenhado para ser realizado sem a presença de uma pessoa, formadora ou formador, que acompanhe o percurso. A mediação da aprendizagem acontece por meio de explicações e reflexões a partir de respostas às atividades. Em cada atividade, a(o) cursista será convidada(o) a usar seu conhecimento sobre o conteúdo em foco e, após concluir, poderá refletir acerca do que respondeu a partir de devolutivas e comentários.

Para oferecer uma aprendizagem colaborativa, criamos espaços para trocas sobre os  conteúdos estudados, reflexões sobre as convicções construídas ao longo da formação e também para o compartilhamento de experiências pessoais. As trocas entre cursistas multiplicam conhecimentos: o que era uma relação da(o) cursista somente com os materiais do curso passa a ser uma relação com os materiais, com as ideias e as indicações de colegas, com as perguntas a partir dessas conversas e, assim, pouco a pouco, se constrói uma comunidade de aprendizagem.

Público-alvo


Professoras(es) de Língua Portuguesa do Ensino Fundamental II e Ensino Médio e educadoras(es) que atuam em outras instâncias e tenham interesse em questões envolvidas no ensino da escrita.

Carga horária e Certificação


Para obter e emitir a certificação de 30h, a(o) cursista deve:

  • Realizar a avaliação diagnóstica Meu pontode partida, na Unidade de Boas-vindas, e no Ponto de chegada, na Unidade de Conclusão.
  • Preencher a avaliação de satisfação ao final do curso.

O que é preciso para participar


  • Dispor de cerca de 30 horas no período de aproximadamente dois meses.
  • Dispor de conexão estável regular com a internet.
  • Ter instalado no computador que utilizará para fazer o curso a última versão do programa gratuito: Adobe Reader.

 

Em caso de dúvidas e informações sobre os cursos on-line do Programa Escrevendo o Futuro, envie um e-mail para escrevendocursos@cenpec.org.brAs mensagens serão respondidas em até 48 horas, nos dias úteis.

Quero me inscrever!
inicio do rodapé
Fale conosco Acompanhe nas redes

Acompanhe nas redes

Parceiros

Coordenação técnica

Iniciativa

Parceiros

Coordenação técnica

Iniciativa


Objeto Rodapé

Programa Escrevendo o Futuro
Cenpec - Rua Artur de Azevedo, 289, Cerqueira César, São Paulo/SP, CEP 05.404-010.
Telefone: (11) 2132-9000

Termos de uso e política de privacidade
Objeto Rodapé

Programa Escrevendo o Futuro
Cenpec - Rua Artur de Azevedo, 289, Cerqueira César, São Paulo/SP, CEP 05.404-010.
Telefone: (11) 2132-9000